segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Resenha de Infinito - Serie Os Imortais







Infinito - Série Os Imortais #6
 Alyson Nöel
Tradução: Flávia Souto Maior
Lançamento: 2011-09-03
Páginas: 240

Editora: Intrinseca
Sinopse: Em Infinito, o sexto e último livro da série, após derrotarem seus inimigos mais temidos, Ever e Damen começam uma nova jornada para que ele se livre do veneno que está em seu corpo. Se encontrarem o antídoto, finalmente serão capazes de viver a paixão pela qual anseiam há séculos. A busca, porém, leva-os a um terreno desconhecido e pavoroso - as profundezas de Summerland. Lá, eles descobrirão a origem obscura e inimaginável de seu relacionamento e serão obrigados a encarar uma dolorosa verdade: o destino tem motivos para mantê-los separados. Agora, o futuro irá depender de uma única decisão, que poderá pôr em risco tudo o que eles têm. Inclusive a eternidade.

Eu sempre fico triste com despedidas e finais. Mesmo que estes sejam bonitos, não se tornam mais fáceis por isto. E com a leitura de Infinito, eu tive esta sensação de perda. Apesar de alguns contras da série, eu achei muitos prós, e realmente gostei dela como um todo. E me deparar com o sexto e último livro da série é uma despedida que me deixa (pasmem de surpresa) triste. Apesar de muitos comentários negativos da série Os Imortais (e engraçado, de gente, em sua grande maioria, que nem sequer passou do primeiro livro), eu aprendi a gostar de Ever, e todos os personagens que formam a série de Alyson Nöel.
Agora em Infinito, somos supreendidos com descobertas, fortes emoções e muita beleza, além de um tom de mistério. Problemas são resolvidos, laços são rompidos e reatados (e até mesmo fortalecidos), e buscas são feitas. Eu diria que Nöel conseguiu em apenas poucas páginas, nos presentear com um desfecho muito satisfatório. Eu, como já disse anteriormente, nas resenhas dos outros livros, gostei muito do enfoque espiritual que a autora deu à série, e o modo como os personagens evoluem e se fortalecem, amadurecendo e se despindo de todos os conceitos que tinham antes de sua jornada realmente começar.
E este livro nos mostra justamente isto: a jornada do espirito, seus caminhos e suas verdades. E eu realmente me surpreendi com a profundidade da narrativa e estória desenvolvida, e com o modo como Ever se transforma em uma “flor de lótus” em menos de um ano (tempo que se passa entre o primeiro livro e o último). E acho que é uma lição para muitos, o fato de tentarmos ser melhores do que somos, de tentar sermos úteis, de tertar sermos solidários, de sermos conscientes de que nossa jornada é muito mais valiosa do que a mesquinharia, egoísmo e orgulho, e que nunca é tarde para recomeçar, ou mudar o fim.Neste sexto volume, o conceito de reencarnação está ainda mais forte que nos anteriores, e temos muitas explicações sobe as vidas de Ever, Damen e Jude (além de outros personagens). Mas para não me estender de mais neste assunto, apenas ressalto que eu fiquei encantada com o tema abordado no livro (do qual sou fascinada).
Creio eu que não ficou nenhuma ponta solta, todos os personagens tem seu fim e sua direção a tomar, e não se tem dúvidas sobre seus destinos e que fim tiveram. Vou dar o enfoque para Ever e Damen. Principalmente Ever. Eu gostei muito, muito mesmo de ver como ela se muniu de coragem e aceitou seu destino, seguindo em frente com o que é necessário fazer. Ela amadureceu muito, se transformou em uma pessoa de força e, em certos pontos, até mesmo sabedoria. Fiquei surpresa como ela pode ser até mais madura que Damen. Como o amor deles pode superar barreiras, superar limites, e transceder o tempo. Isto é lindo. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário