quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Resenha de Cinquenta tons de cinza




Livro: Cinquenta tons de cinza
Série: Cinquenta tons de cinza
Autor (a): E. L. James
Páginas: 480
Editora: Intrínseca

Sinopse

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja – mas em seu próprios termos…
Que atire a primeira pedra quem não ficou – nem um pouquinho – curiosa sobre essa nova trilogia adulta que estourou nos EUA nos últimos meses e causou o maior rebuliço no mundo literário, que chega agora ao Brasil através da editora Intrínseca: Cinquenta tons de cinza. Se ao ler a sinopse você teve a impressão de que ele é mais um livro de romance, ou simplesmente um livro de putaria, você não poderia estar mais enganado(a). Sim, a maior parte do livro é composta por cenas de sexo entre os protagonistas, e é legal você ler esse livro com uma mente aberta, sem preconceitos. Porém somos levados a ver além do sexo na escrita de E. L. James.
O livro de estreia da trilogia nos apresenta os dois personagens principais da saga: Anastacia Steele, uma jovem constantemente descrita como inocente e ingênua e o imponente e – algumas vezes – assustador Sr. Christian Grey. Ana acaba caindo (literalmente) na sala de Christian para entrevistá-lo no lugar de sua melhor amiga, Kate, que adoeceu e, para não perder a oportunidade, pediu para que a amiga fosse em seu lugar. Fiquei com um pé atrás com a personagem de Ana no começo do livro pois ela é muito atrapalhada e desastrada e isso me lembrou muito da Bella Swan. Tudo bem que o livro surgiu de uma fan fiction (história escrita por fãs sobre seu fandom favorito) de Crepúsculo, mas copiar a personagem já seria demais. Tive a boa surpresa de ver que Ana é uma personagem muito mais profunda e muito mais mulher do que Bella. Como toda jovem ela tem seus receios, seus questionamentos, porém tem uma mente aberta e está disposta a sacrificar sentimentos e partes da sua vida para poder ficar com Christian.
Já o personagem de Christian Grey, não poderia ser melhor construído: descrito como um deus grego, extremamente rico, trabalhador e jovem, a autora deu a ele um ar completamente misterioso. O seu personagem nos faz virar as páginas do livro loucamente em busca de respostas sobre seu estilo de vida, seu passado e suas razões para ser tão controlador a ponto de se importar tanto com coisas como a segurança de um carro e se Ana está comendo o suficiente. Christian é encantador, cativante, misterioso, impaciente, possessivo e em alguns momentos seu personagem se torna sombrio. É praticamente impossível não se interessar por ele! O Sr. Grey também é muito direto em tudo o que diz e por muitas vezes me peguei rindo da forma como ele consegue constranger Ana com suas perguntas diretas e sórdidas.
Extremamente sedutor,  enigmático, cheio de mistérios e completamente apaixonante. Nestas poucas palavras exprimo tanto a essência do livro, quanto de seu personagem principal Christian Grey.
”Nunca havia dormido com ninguém, nunca tinha tido relações sexuais na minha cama, nunca havia levado uma garota ao Charlie Tango e nunca havia apresentado uma garota a minha mãe. O que esta acontecendo comigo? - Grey”
”Nenhum homem jamais me afetou desse modo como Christian Grey o fez, eu não posso entender o porquê.
É sua aparência? Sua civilidade? Sua riqueza? Seu Poder? Eu não entendo minha reação irracional.
Eu dou um suspiro enorme de alívio. O que em nome dos céus foi tudo aquilo? ” - Anastasia

Ana acaba se apaixonando, mas Christian não é do tipo que namora: ele nunca é visto com uma mulher em eventos públicos e nem com sua família, e suas relações são sempre com submissas, sendo ele o dominador – com direito até a contrato assinado e lista de exigências. Ana se questiona se ela é capaz de mudar tanto seus hábitos e sua vida, para poder ficar com Sr. Grey (chamá-lo sempre dessa forma, é uma de suas exigências). É muito fácil simpatizar com Anastacia pois o envolvimento com Christian, além de carnal, também a afeta de maneira psicológica. Apesar de ceder em vários momentos, Ana não é uma garota sonsa e encara Christian em vários momentos, desafiando-o, sendo irônica com ele.
“…Sinto aquela tesão dentro de mim. Músculos com os quais agora já estou mais familiarizada se contraem diante dessas palavras. Mas não posso aceitar isso. Sua arma mais potente usada de novo contra mim. Ele é muito bom com sexo – até eu já entendi isso.”


”-Porque estou muito fodido.Tenho muito mais sombras que luzes. Cinquenta sombras mais… ”- Grey



Esta é uma série completamente viciante, que logo deve ir para as telonas. Porem apesar de saber que isso deve aguçar ainda mais a curiosidade dos jovens leitores, eu não recomendo para a galerinha muito nova. Mas como cabe a cada um decidir o que é melhor para si, tudo que me resta dizer é boas leituras!
E galera, vale muito a pena, passar esse livro na frente na sua listinha de leituras, VALE MUITO A PENA MESMO ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário