segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Resenha de Belle







Livro:Belle
Escritora:Lesley Pearse
Editora:Novo Conceito
Classificação:Excelente
Paginas:559
Sinopse: 
Londres, 1910.Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris.Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro.Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?

Resenha
O livro Belle da autora Lesley Pearse, lançado pela Editora Novo conceito, narra a vida de Belle, uma garota de quinze anos que depois de testemunhar um assassinato no bordel que pertencia a sua mãe, é sequestrada pelo assassino e vendida como escrava sexual em um prostíbulo na França. Depois de quase morrer e ser considerada ‘material usado’, ela é vendida para um bordel em Nova Orleans, onde aprende a se tornar uma cortesã.
Passando pelas vielas imundas do perigoso bairro Seven Dials em Londres, pelas ruas glamorosas da França e até a bela e pecaminosa Nova Orleans a autora nos leva por uma incrível viagem pela história, nos mostrando um pouco sobre a vida no inicio do século vinte. O que sozinho já torna o livro uma boa opção de leitura.
Narrado em terceira pessoa o livro se divide em várias pequenas histórias, nos mostrando simultaneamente o que acontece á Belle depois de seu sequestro, mas também a da sua governanta e melhor amiga Mog, seu amigo e interesse amoroso Jimmy, o tio dele Garth e também o repórter investigador que tenta solucionar o caso Noah. Esses personagens se mostraram fortes o suficiente para me manter atenta a história, Mog e Garth foram de longe as grandes surpresas do livro. Ele começa a história como um homem bruto, solitário e insensível, que parece estar criando o sobrinho por obrigação, e depois de alguns capítulos vamos descobrindo mais sobre ele e seu verdadeiro caráter. Já Mog é governanta que mesmo ainda sendo jovem se veste e se comporta como uma senhora de idade, depois de anos trabalhando para a mãe de Belle ela se vê sozinha e rejeitada pela amiga de muitos anos, conseguindo emprego na casa de Garth e Jimmy, e com o tempo mostrando ser uma mulher muito mais forte e decida do que Belle e sua mãe juntas.
Trechos do livro:
- você deve ser uma prostituta. Você vive em um bordel!Belle de 15 anos, se afastou do garoto ruivo e sardento e olhou-o consternada. Ele correu atrás dela rua abaixo para devolver a fita que havia caído de seu cabelo. Isso por si só já era incomum nos arredores das ruas fervilhantes de Seven Dials, onde praticamente todo mundo pegaria para si qualquer coisa que não estivesse pregada no chão. 
Janeiro virou fevereiro e depois março, e Belle ainda estava no hotel Mirabeau e ainda ganhava 100 francos cada vez que Pascal organizava um encontro dela com um cavalheiro. Ela havia  passado para um quarto maior e mais ensolarado no primeiro andar, que tinha uma pequena varanda com grade de ferro e vista para o pátio e jardins dos fundos. Tinha comprado mais roupas, sapatos, e chapéus, aprendido a falar francês suficiente para conseguir manter uma conversa simples e conseguia se deslocar por Paris como uma nativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário