segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Resenha de Jogos Vorazes






Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas:
400
Sinopse:
A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Depois de um tempão adiando a leitura por ter outros livros na minha listinha, decidi pegar "Jogos Vorazes" para ler. Assisti ao filme antes de ler o livro e posso afirmar uma coisa a vocês: mesmo assistindo ao filme primeiro, isso não estragou em nada a minha leitura. Pelo contrário, só me deixou mais animada e mais ansiosa para ler a história de Katniss.
A autora desenvolve bem a primeira história dessa trilogia, tem uma escrita direta e sem rodeios, que faz a leitura ser dinâmica e empolgante. Possui personagens com histórias fortes e utiliza-se de situações extremadas que acabam prendendo a atenção do leitor e mostrando uma sociedade decadente e sem princípios.

Katniss é uma adolescente de 16 anos que mora no Distrito 12, um Distrito de Panem. Panem é seu país, que é dividido em 12 distritos, mais a Capital. Antigamente, Panem tinha 13 distritos, mas após uma rebelião, a Capital destruiu esse distrito, como uma forma de mostrar a todos quem é que mandava e estava no poder. Com isso, criou os Jogos Vorazes. Nesses jogos, cada distrito tinha que mandar obrigatoriamente dois tributos aos jogos, sendo eles uma menina e um menino, na faixa etária de 12 a 18 anos, sendo ao todo 24 tributos. Esses tributos teriam que lutar um contra o outro até a morte até que apenas um tributo vencesse e se tornasse o grande vencedor..



"Levar as crianças de nossos distritos, forçá-la a se matar umas às outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é amaneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjulgados a ela.”
(pág. 25)
Sentimentos contraditórios me acompanharam durante a leitura desse livro e é triste imaginar uma sociedade tão desgastada, com falta de honra e princípios, tanto pela parte “nobre” quanto pela parte pobre, que aceita esse tipo de “jogo”. Se a maioria dos adolescentes sabem que estão indo para o abatedouro, o melhor seria estragar totalmente o freak show da capital.  
Adorei o livro! Estou super ansiosa para ler o segundo volume dessa trilogia, procurando desesperadamente em sebos ou promoções, ahaha. Espero que tenham gostado da resenha! ;)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário