quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Resenha do livro - Abandono


Livro: Abandono
Série: Abandono, Trilogia
Autora: Meg Cabot
Páginas: 304
Editora: Galera Record


SINOPSE:
Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos. É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que a fez voltar à vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável. Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar —, confirma-se que ela estava errada. Ele a encontra. O que John quer dela? Pierce acha que sabe… Também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa. Mas se ela deixar cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.

Resenha: 

Abandono, primeiro volume da trilogia, começou mais ou menos e me ganhou completamente no final. O que não me surpreende nem um pouco... Minha relação com a Meg é assim mesmo: começo achando que vou me desapontar, principalmente no que diz respeito a séries, e termino “totally in love”!
Em Abandono, onde cada capítulo é iniciado com um trecho de A Divina Comédia, conhecemos Pierce, uma garota de dezessete anos que conta como morreu, foi ao submundo, e voltou a vida para ser assombrada e perseguida após ver o outro lado. Já se passaram dois anos desde o acontecido, mas desde então ele não a deixa esquecer. Com quinze anos, Pierce se afogou e teve um EQM, ou seja, uma experiências de quase-morte, onde ela acorda no submundo em uma fila para ir ao seu destino final, mas nada acontece como o esperado quando ela sai da fila para correr até John, um homem que conheceu ainda em vida.
Acontece que John é quase um Deus da morte, e ele decide que ela deve juntar-se a ele, mas em uma guinada do destino Pierce escapa, entretanto esse é só o início de diversos acontecimentos que mudarão sua vida para sempre, e acabará com a vida que ela conhecia antigamente de vez, porque ninguém melhor do que as Fúrias para dar uma lição de vingança, e elas querem fazer John pagar.

      " Talvez você tenha que batalhar um pouco mais do que as outras pessoas, o que eu sei    que não é justo. Mas isso não significa que deve desistir. Porque, se fizer isso, aonde você vai parar? - Olhou para mim e deu de ombros."

Não bastasse tudo isso, seus pais se divorciaram. Após o divórcio, ela se mudou com a mãe para uma pequena comunidade na Isla Huesos, localizada na costa da Flórida, onde ela conhece o assustador e, ao mesmo tempo, extremamente sedutor, John Hayden (humm Hayden? Hades?), que Pierce encontrou várias vezes desde que era uma criança.

Em sua nova escola, Pierce é colocada em uma ala especial, a discriminada Ala D, onde apenas alunos que lidam com problemas graves são alocados. No caso de Pierce, a questão é a gestão da raiva. Desde que tivera os problemas na escola anterior, com um de seus professores, por conta de sua amiga Hannah, a menina não consegue controlar seu humor sem a ajuda de medicamentos; o que só piorou depois de sua experiência no submundo.
John Hayden aparece pela primeira vez para Pierce quando ela ainda é uma menina. Porém, ela não podia prever que teria uma conexão tão forte com ele, principalmente depois de sua própria avó (Suspense em relação a essa personagem! Confesso que fiquei tensa! rsrsrs) ter-lhe colocado dúvidas sobre o misterioso jovem que conheceram no funeral de seu avô e que fez um pássaro reviver. *Aliás, que fixação essa menina tem por pássaros!!! hehehe*

"Mordi os lábios. Acho que ter guardado o presente mostrava que eu não queria me livrar das memórias daquele dia... e dele. Acho que realmente fui um pouco tola por não ter jogado o cordão no mar, que nem a senhora do Titanic. Qualquer outra garota teria feito isso. Na verdade, a maioria das meninas teria vendido o cordão, considerando o quanto ele valia, pelo que me contaram depois. 
Não fiz nem um nem outro. O que isso significava?"

John é uma espécie de anjo anti-tutor. Ele aparece quando Pierce está em perigo e a salva enquanto, ao mesmo tempo, tem a incrível habilidade de estragar as coisas para ela. Espero que isso faça sentido. É um pouquinho difícil de explicar. Eu não vou entrar em todos os antecedentes de John, porque isso seria dar muito spolier do livro. Mas, basta dizer que John é um cara super hot, extremamente lindo e sedutor, mas ao mesmo tempo misterioso e perigoso. Ah! E que, no final do livro, você vai querer ler o próximo, “Underworld”, imediatamente apenas para ler mais cenas em que ele aparece!

Já sabemos que as personagens de Meg Cabot são normalmente bem escritas e extremamente simpáticas. No entanto, esta última foi uma característica distinta em Abandono. Eu adorei ver a maneira com que Pierce estava sempre tão determinada a cuidar das pessoas que ama, colocando-se em segundo lugar e se metendo em encrencas por conta disso; enquanto John estava sempre presente quando ela se encontrava em perigo, continuamente olhando por e para ela, ainda quando a mesma não sabia que ele estava lá.

Abandono, de Meg Cabot, merece grande destaque entre as muitas releituras de mitos gregos que surgiram no mundo YA recentemente. Se você gosta de livros que combinam angústia adolescente, romance, mitos e clássicos, Abandono deve ser, sem sombra de dúvidas, sua próxima leitura. Ah! E cuidado para não se apaixonar por John e Pierce. Você vai ficar roendo as unhas de ansiedade como eu para saber o que acontecerá em seguida!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário