sexta-feira, 22 de março de 2013

Resenha do livro Feita de Fumaça de Osso






Título: Feita de Fumaça e Osso
Título Original: Daughter of Smoke and Bone
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Páginas: 380
Ano: 2012


Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Karou é uma garota de dezessete anos que mora em Praga. Para cima e para baixo, ela carrega cadernos de desenhos recheados de ilustrações estranhas: Seres quiméricos, meio-humanos, meio animais. Seres que seus amigos pensam serem apenas frutos de uma imaginação fértil, mas que na verdade, existem. Isso porque Karou não é uma garota normal. Seu cabelo é azul – e cresce dessa cor – ela tem estranhas tatuagens nas palmas das mãos que não consegue se lembrar de ter feito, sempre é mandada em missões estranhas e vive com demônios: o mais perto que pode chegar de uma família.
Brimstone, sua figura paterna, é um desses demônios – ou quimeras – e é um Mercador de Desejos, alguém que troca dentes por pedrinhas que valem desejos. Apesar de ensinar muitas coisas a Karou, nunca respondeu para que os dentes serviam, e nem de onde ela realmente veio. E essa pergunta, Quem é você?, parece persegui-la por todos os cantos.
É assim quando ela conhece Akiva, um anjo de olhos cor de brasa. O inimigo. Anjos e demônios tem estado em guerra por toda a eternidade, mas Akiva… Ele parece ser a resposta para todas as perguntas que Brimstone nunca pode lhe dar. Parece ser a resposta para a sensação de vazio constante que sempre a seguiu, como se faltasse algo junto a ela. Como faltasse… ele.
Ao mesmo tempo, marcas de mãos em brasa começam a aparecer em portas por todo o mundo, portas que ligam Karou àqueles que ela tem como família. Será que Akiva tem a resposta para isso também? Por que parece tão impossível se manter longe dele, por que ele mexe tanto com ela?
Era uma vez um anjo e um demônio que se apaixonaram. A história não acabou nada bem.


Ele a envolveu nos braços e a trouxe para junto dele, e Karou e Akiva eram como dois fósforos riscados um contra o outro para inflamar como a luz das estrelas.
Pág. 274
 

Os personagens são simplesmente cativantes. Karou tem aquela euforia típica da adolescência, mas amadurece muito quando se vê na presença de Akiva. Ela é determinada, engraçada, e o que dá para sentir é que ela tenta se entender do mesmo modo que nós tentamos entendê-la, justamente porque ela sabe tanto – ou tão pouco – quanto nós.
Akiva… Akiva é aquele personagem retratado como um deus: Lindo, grande, forte, mas que, desde as primeiras cenas, percebemos que é muito, muito devastado. Nós também vamos descobrindo-o aos poucos, e o que mais gostei é que nossa percepção dele muda durante a leitura. No início ele tem toda aquela aparência de cara malvado e amargo, mas depois… Depois nós vamos percebendo que ele só é muito machucado. E o romance dos dois – se é que posso chamar de romance – parece tão improvável, mas conforme vai sendo explicado vai ficando tão bonito… Sei que já usei essa palavra, mas acho que ela define muito bem Feita de Fumaça e Osso: bonito. Belo.

O rosto dele estava tão próximo que ela podia ver o brilho do sol filtrado pelos cílios e o próprio rosto dela centrado no preto profundo das pupilas dele. Akiva olhava em seus olhos como se houvesse mundos dentro dela, maravilhas e descobertas.
Pág. 230

Por fim, outra coisa que marca muito é mensagem geral de Feita de Fumaça e Osso. O livro traz de forma fantasiosa – mas não menos verdadeira – questionamentos sobre a vida, sobre lealdade, guerra e amor. Até onde você é definido pelo seu sangue ou pelas suas escolhas? Até onde a magia é mais forte que a esperança? O que alguém é capaz de fazer para proteger alguém que ama? E até onde alguém é capaz de ir pelo verdadeiro amor?

PS: A continuação, Days of Blood and Starlight, sai agora em Novembro no EUA.


 




  

2 comentários:

  1. hummm muito bom..acho que vou ler...adorei seu blog menina ta otimo!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei mesmo seu blog...te add no face me aceita la...e me add no gmail pra gente conversar: fedias1985@gmail.com

    ResponderExcluir