quinta-feira, 11 de abril de 2013

Resenha de Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais






Nome: Cidade de Vidro
Autora: Cassandra Clare.
Editora: Galera Record.
Páginas: 476.

Sinopse:


Para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras — podemos pular a regra de que diz que entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e ir contra a lei pode significar a morte? E também que chegar lá, criando um Portal sozinha, só mostra o quanto os poderes de Clary são sofisticados e como isso é perigoso? Para complicar ainda mais, quando chega à cidade, ela logo descobre que Jace não a quer por perto (o que não se aplica a outras meninas...) e Simon, que nem queria estar ali, está sendo investigado por ser um vampiro que pode suportar a luz do sol.
Nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastar Clary de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. Para localizar o bruxo, Clary contará com um misterioso aliado, Sebastian, um Caçador de Sombras (quase) irresistível. À medida que se aproxima de respostas, Clary conhece mais sobre seu passado — e consequentemente sobre o passado de seu irmão...
A Clave está reunida. Todos sabem que Valentim, fortalecido como nunca, está convocando um exército para exterminar os Caçadores de Sombras e conseguir os Instrumentos Mortais. Aparentemente, a única chance de sobrevivência é unir forças: Caçadores e integrantes do Submundo. É possível esquecer as diferenças e o preconceito de séculos para lutar lado a lado? E Clary, dividida pelo que sente por Jace, conseguirá se armar de seus novos poderes para salvar a Cidade de Vidro — custe o que custar? Jace já se decidiu: vai arriscar tudo por ela.

Resenha: 

 Agora que Clary descobriu que a sua mãe está sob um feitiço, com a ajuda de Madeleine, amiga de Jocelyn, as duas e os Lightwood, pretendem ir para Idris. Porém, Jace não gostou muito de saber que Clary vai viajar para Alicante, pois ela estará submetida a muitos perigos. Eis que, no dia da viagem, Clary não está lá, mas Simon foi para o Instituto em busca de Jace. Eles são surpreendidos por um grupo de renegados, e isso faz com que o melhor amigo de Clarissa, embarque com os Lightwood para Alicante.
Como Simon está em Idris, agora a Clave sabe que ele pode andar no sol, portanto eles ficam bem interessados no menino vampiro.


—  Você é minha irmã   disse, afinal.   Minha irmã, meu sangue, minha família. Eu deveria querer protegê-la   soltou um risada silenciosa, sem qualquer humor  , protegê-la de garotos que quisessem fazer com você exatamente o que eu quero fazer.

 Cassandra Clare tem todo esse mérito, acredito eu, não que ela tenha uma escrita refinada, afinal estamos falando de um livro YA,  conheço poucos (muito poucos mesmo) que contenham uma linguagem mais complexa, mas sim porque sabe muito bem como organizar um enredo. Trazendo coisas na hora certa, fazendo coisas acontecerem na hora certa (ou errada) e nos fazendo nos desesperar a cada minuto com esse livro que tem cara de fim de série, por inicialmente ser de fato a conclusão da saga. Seus personagens e o mundo de Caçadores de Sombras, Clave, Instrumentos Mortais e Alicante são sim complexos e bem estruturados, tão bem estruturados que, mesmo com essa complexidade que eu apontei, conseguem de fácil entendimento e de um carisma sem igual.


    —  Não sou um anjo, Jace   repetiu ela.   Não devolvo livros de biblioteca. Faço downloads   ilegais de música na internet. Minto para a minha mãe. Sou completamente normal.


   —  Não para mim. —  Ele olhou para ela. Seu rosto pairava frente a um fundo de estrelas. Não havia nada da arrogância de sempre na expressão; ela jamais o tinha visto tão vulnerável [...]
—  Fraqueza e corrupção não estão no mundo  irritou-se Clary.   Estão nas pessoas. E sempre estarão. O mundo só precisa de pessoas boas para equilibrar. E você está planejando matar todas elas.
Cidade de Vidro é simplesmente perfeito! Primeiro que neste livro, Cassandra Clare não exagerou muito nos detalhes, então, ao contrário dos outros livros, esta sequência é viciante e você quer logo terminar para saber tudo.

O leitor sente-se totalmente preso à história. Tem muita ação, momentos de tensão, de 'UAU', 'eu sabia!', 'ai meu deus!'.. é tantas emoções! Não conseguia parar de ler! Queria saber cada vez mais sobre todos os segredos, e os motivos de tudo!


 Recomendadíssimo! Prepare-se para um adeus temporário e lindo do mundo das sombras.

Um comentário:

  1. Muito bom mesmo seu blog adorei!!! Te achei no face, me aceita lá vi que vc tambem trabalha na
    saraiva né, eu trabalho na Saraiva em BH mas sou de uberlandia e estou indo pra ai...sucesso pra ti, beijos.

    ResponderExcluir